segunda-feira, 25 de julho de 2011

Jovem de 16 anos morre em grave acidente em Mata Roma

A jovem Rayssana que morava em anapurus não resistiu aos graves ferimentos sofrido em consequencia de um grave acidente na tarde deste domingo. Rayssana, que estava prestes a completar 17 anos, ia com um grupo de amigas para a localidade Currais, Mata Roma, quando o grave acidente ocorreu. O carro ficou completamente destruído. Ela estudava o 2º ano do ensino médio e morava em Anapurus.

De acordo com informações preliminares, as jovens (aproximadamente 12) estavam na localidade Conceição. Lá, teriam pedido o carro a alguém, para ir até o Recanto dos Buritis, em Anapurus e, em seguida, quando iam para a localidade Currais, em Mata Roma, aconteceu o acidente, outra vitima: Thalina Garreto Mendes também do povoado conceição foi encaminhada para São Luis gravemente ferida, o corpo de Rayssana está sendo velado na rua Henrique de la Roque Anapurus-MA.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Governo exonera mais um afilhado de político no Transportes

O governo exonerou nesta quarta-feira mais três servidores do setor de Transportes. Afilhado do deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), Eduardo Lopes deixou o ministério, além de Cleilson Queiroz e Pedro Ivan Guimarães Rogedo que saíram da Valec (estatal de ferrovias).

Ao todo, já somam 15 as demissões por causa das denúncias de superfaturamento e pagamento de propina envolvendo o ministério, a Valec e o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Ontem, foram seis exonerados, sendo cinco ligados ao PR e um ao PT.

Veja a cronologia da crise no Ministério dos Transportes

Hoje, as exonerações de Lopes e Rogedo são registradas no "Diário Oficial" da União como "a pedido", expressão utilizada para informar que estão saindo por iniciativa própria e não que foram demitidos.

Segundo o ministério, as demissões fazem parte do processo de reestruturação do setor, que enfrenta uma crise por conta das denúncias de corrupção há 18 dias

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Martino diz que Paraguai jogou mal e merecia derrota

O técnico do Paraguai, Gerardo Martino, admitiu nesta quarta-feira que sua equipe "fez uma má partida" no empate por 3 a 3 contra a Venezuela na Copa América e "deveria ter perdido".


"Hoje (quarta-feira) fizemos uma má partida. Jogamos mal e deveríamos ter perdido. Vencíamos por 3 a 1 e cedemos o empate por uma questão que tem a ver com o dano produzido no plantel com o resultado com o Brasil", disse Martino.


O técnico se referia ao empate por 2 a 2 obtido pelo Brasil no final do jogo, quando o Paraguai já tinha a partida no "bolso". "A sensação que tenho é que esta noite retrocedemos um passo em relação às demais partidas. Na primeira fomos melhor que o Equador mas não ganhamos; com o Brasil fomos levemente superiores e também não ganhamos. Desta vez jogamos mal e poderíamos ter vencido".


Segundo Martino, o empate cedido à Venezuela "foi resultado do medo de ocorrer o mesmo que aconteceu com o Brasil". "Tenho que analisar minha equipe. Falar com eles, mas não desmereço a Venezuela, que fez uma grande partida e um grande esforço. Empatar um jogo quando se está perdendo por 3 a 1, mesmo já classificado, é uma prova de caráter."


Confira os prováveis cruzamentos do Brasil na próxima fase





O empate por 3 a 3 entre Venezuela e Paraguai foi o penúltimo resultado a ser conhecido no Grupo B da Copa América. Resta apenas o jogo da seleção brasileira contra o Equador, que começa às 21h50.




Acompanhe o Tempo Real de Brasil x Equador




Confira qual pode ser o próximo adversário da seleção:




- Se o Brasil empatar com o Equador até o placar de 2 a 2 se classifica em terceiro. Neste caso, pegaria a Venezuela domingo, às 16h, em La Plata.




- Se empatar por 3 a 3, haverá sorteio com o Paraguai para saber quem fica em segundo e terceiro do grupo.




- Se empatar a partir de 4 a 4, o Brasil fica em segundo no grupo e joga domingo, às 19h15 em San Juan, contra o Chile.




- Se o Brasil vencer o Equador por 1 a 0, fica em segundo e pega o Chile no mesmo horário e local citados acima.




- Se vencer o Equador por 2 a 1, o Brasil vai passar por sorteio com a Venezuela para ver quem será primeiro ou segundo do grupo.




- Se vencer a seleção vencer os equatorianos por 3 a 2 ou mais de dois gols fica em primeiro e pega o Paraguai, domingo, às 16h, em La Plata.




Se perder do Equador, o Brasil está fora da Copa América.




Situação com o PR está superada, afirma Ideli Salvatti









A situação entre o governo e o PR, após a escolha do novo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, está superada, segundo a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. O coquetel oferecido pela presidente Dilma Rousseff (PT) na noite desta quarta-feira no Palácio da Alvorada para ministros, líderes e parlamentares de partidos da base aliada reuniu Passos e os dois líderes do PR.




"Isso (o desentendimento entre o governo e o PR) é pagina virada. O importante é que o Ministério dos Transportes execute, de forma ética e responsável, as obras importantíssimas que esse ministério tem para tocar", disse a ministra. Ideli Salvatti declarou ainda que a permanência de Luiz Antonio Pagot na direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ainda não está definida.




A ministra também falou que, durante o coquetel, a presidente Dilma agradeceu a parceria, o esforço e trabalho dos integrantes do governo nesses primeiros seis meses de mandato. A presidenta também destacou, segundo a ministra, a aprovação do salário mínimo e o compartilhamento das responsabilidades pelos ajustes fiscais no combate à inflação.




A queda do ministro dos Transportes
Uma reportagem da revista Veja do início de julho afirmou que integrantes do Partido da República teriam montado um esquema de superfaturamento de obras e recebimento de propina por meio de empreiteiras dentro do Ministério dos Transportes. O negócio renderia à sigla até 5% do valor dos contratos firmados pelo ministério sob a gestão da Valec (estatal do setor ferroviário) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).




O esquema seria comandado pelo secretário-geral do PR, Valdemar Costa Neto. Mesmo sem cargo na estrutura federal, ele lideraria reuniões com empreiteiros e consultorias que participavam de licitações do governo no ramo. Pelo menos dois assessores diretos do então ministro, Alfredo Nascimento (PR), foram afastados dos cargos. Também deixaram suas funções o diretor-geral do Dnit, Luiz Antônio Pagot, e o diretor-presidente da Valec, José Francisco das Neves.




O PR emitiu nota negando a participação no suposto esquema e prometendo ingressar com uma medida judicial contra a revista. Nascimento, que também negou as denúncias de conivência com as irregularidades, abriu uma sindicância interna no ministério e pediu que a Controladoria-Geral da República (CGU) fizesse uma auditoria nos contratos em questão. Assim, a CGU iniciou "um trabalho de análise aprofundada e específica em todas as licitações, contratos e execução de obras que deram origem às denúncias".




Apesar do apoio inicial da presidente Dilma Rousseff, que lhe garantiu o cargo desde que ele desse explicações, a pressão sobre Nascimento aumentou após novas denúncias: o Ministério Público investigava o crescimento patrimonial de 86.500% em seis anos do filho do ministro, Gustavo. Diante de mais acusações e da ameaça de instalação de uma CPI, o ministro não resistiu e encaminhou, no dia 6 de julho, seu pedido de demissão à presidente.

BRF sentirá efeito do Cade em 2012 e vê cenário otimista


SÃO PAULO (Reuters) - A Brasil Foods apenas sentirá algum efeito do acordo aprovado no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) no próximo ano, quando venderá os ativos determinados pelo órgão antitruste, ao mesmo tempo em que iniciará a suspensão temporária das marcas Perdigão e Batavo, disse nesta quarta-feira o presidente da BRF, José Antônio Fay.




"Estamos mais do que vendendo ativos e marcas, no fim do dia estamos vendendo um negócio... Mas este ano não vai acontecer a alienação, é um processo que vai acontecer em 2012, o que significa que em 2011 não terá nenhum reflexo", declarou a jornalistas.




Entre alienação de ativos e marcas que serão suspensas, o acordo aprovado nesta quarta-feira no Cade prevê um impacto anual de cerca de 3 bilhões de reais. Entretanto, Fay avalia que a companhia ainda poderá terminar 2012 numa situação positiva.




"Estamos sofrendo restrições no mercado interno, e vamos continuar crescendo, garanto que terminaremos 2012 muito melhores do que terminaremos 2011. Não saímos de nenhuma categoria de produtos, as categorias (mercados) estão intactas, as marcas é que têm que ser suspensas", afirmou.




A BRF continuará com a sua principal marca, a Sadia, e terá de vender somente marcas menos conhecidas do público, enquanto a Perdigão e a Batavo sofrerão suspensões temporárias em alguns segmentos cujo período varia de acordo com o produto.




No caso da Batavo, a suspensão não envolve produtos da linha de lácteos, segmento que não havia concentração de mercado entre as empresas.




Fay lembrou que, uma vez finalmente aprovada a incorporação da Sadia pela Perdigão, que deu origem à BRF, a companhia poderá ainda a partir de 2012 capturar sinergias de 500 milhões de reais por ano.




Os prazos para a negociação dos ativos estabelecidos pelo Cade, assim como a suspensão das marcas, são confidenciais. Mas a suspensão só ocorrerá quando a venda dos ativos for realizada, em 2012.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Na Cadeira do DJ rende-se ao Rock’n’roll

A quinta edição do programa “Na Cadeira do DJ”, do curso de Jornalismo da UFMA de Imperatriz vai tratar de rock. E como no cenário musical da cidade a Banda Pilantropia é uma referência do estilo, para falar do assunto foi convidado o vocalista do grupo Luciano Figueiredo.Luciano - banda Pilantropia

Neste bate-papo descontraído ele contou um pouco das suas preferências musicais, arriscou explicar porque mesmo vindo de Goiás não toca sertanejo e da vontade que tem de lançar um trabalho autoral. Nesta edição, além dos professores de Jornalismo Lucas Santiago Arraes Reino e Thaísa Bueno, participam as acadêmicas Larrissa Rolim e Juliana Carvalho.

3ºGBM forma mais uma turma de Bombeiros Mirins em Imperatriz

O Corpo de Bombeiros de Imperatriz, 3ºGBM, realiza nesta quarta-feira, 6 de julho, a partir das 8h a formatura de mais uma turma do programa Bombeiro Mirim. A solenidade contará com a presença das 113 crianças atendidas pelo projeto, dos pais, colaboradores do projeto e autoridades como o Comandante Saraiva do 3ºGBM, o Capitão Nideck da Aeronáutica e o Prefeito Sebastião Madeira.

No evento cada criança receberá fardamento e mochila com caderno, apostila e uma identidade única criada pelo 3ºGBM como forma de identificação de cada Bombeiro Mirim. Será oferecido ainda um coquetel para apresentar as 14 empresas privadas e a prefeitura municipal que colaboram financeiramente com o projeto, além de marcar o encerramento das atividades do semestre do programa.

A Tenente Kátia Matias, coordenadora do projeto ressalta a alegria de formar mais uma turma e explica: “Com esse programa nós conseguimos tirar as crianças das ruas de segunda à quinta-feira. Então, no período que as crianças estariam ociosas elas ficam aqui no quartel, aprendendo a ter mais disciplina. As crianças recebem instruções para a vida toda como prevenção, defesa civil, salvamento em altura e natação (salvamento aquático). Além disso, os pais e os bombeiros mirins recebem palestra sobre nutrição, higiene pessoal e sexualidade.”

Álcool fica mais caro e só vale a pena em 5 Estados

Após quedas seguidas até junho, o preço médio do álcool no Brasil subiu de novo - de R$ 1,97 para R$ 1,99 - na última semana e, assim como nas pesquisas anteriores, só vale a pena em cinco Estados: Goiás, Mato Grosso, Paraná, São Paulo e Tocantins.

O levantamento de preços foi feito pelo R7 com base nos últimos dados da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). A coleta de preços foi feita entre 3 e 9 de julho em quase 9.000 postos de combustível do país.

O litro mais barato do Brasil é encontrado em Mato Grosso, onde os motoristas desembolsam, em média, R$ 1,624 nos postos. Em São Paulo, o preço médio é de R$ 1,809 e, no Rio de Janeiro, o combustível custa cerca de R$ 2,198 para o motorista.

A vantagem do etanol é calculada considerando que o poder calorífico do motor a álcool é de 70% do poder nos motores à gasolina. No cálculo, são utilizados valores médios coletados em postos em todos os Estados e no Distrito Federal. Quando a relação aponta um valor entre 70% e 70,5%, é considerada indiferente a utilização de etanol ou de gasolina no tanque de combustível.

Para descobrir qual combustível compensa, o consumidor deve dividir o preço do álcool pelo da gasolina. Se a conta ficar abaixo de 0,70, vale a pena escolher o álcool. Vale lembrar que a forma de dirigir e o modelo de veículo também interferem no consumo de combustível do carro.

Oh não, Maranhão! A finta que acabou em lesão

O episódio deu-se domingo, num encontro entre Bahia e Botafogo da 8ª jornada do Brasileirão. O jogo, aqui relegado para segundo plano, terminou com um empate a uma bola. O momento que roubou o espectáculo veio do avançado do Bahia Maranhão, que entrou na segunda parte. Parecia uma aposta segura do treinador René Simões, já que Maranhão não deu descanso à trincheira defensiva do Botafogo. Mas esta história não teve um final feliz.

O número 37 arrancou para mais uma investida pela esquerda, driblando os adversários, e quando tentou ultrapassar o ultimo resistente do Botafogo tentou inovar, usando a finta «chuto no vácuo», técnica celebrizada por Valdivia e que consiste em chutar o ar e enganar o adversário. É aqui que tudo corre mal.

O avançado falha o chuto, escorrega, pisa o próprio pé e cai, de forma violenta sobre o próprio braço, deslocando o cotovelo. Maranhão ficará de fora do próximo jogo, a recuperar daa luxação no braço.

O número 37 do Bahia foi substituído ao fim de 12 minutos, tendo sido levado para uma clínica em Salvador